quinta-feira, 18 de abril de 2013

Programa Host Family - De 24 a 31/07/2012

O programa Host Family, foi criado pelo governo de Okinawa para cadastrar famílias okinawanas pelo mundo que possam receber jovens de Okinawa com potencial para desenvolver a Rede Uchiná por todos os países que tenham comunidades de okinawanos, e assim estreitar os laços de amizade e mostrar a esses jovens o dia-a-dia, as atividades e interesses dos jovens destes países.

Seis jovens de idade entre 15 a 25 anos, além de dois responsáveis do governo e pela NGO Center de Okinawa (sr. Shimpei Uema e sra. Rumiko Onaka, respectivamente).

Todos ficaram hospedados em casas de famílias de uchinanchus, onde vivenciaram o cotidiano de cada uma dessas famílias, as rotinas, a comida brasileira com tempero uchinanchu.

Foram poucos dias de atividades, mas que foram muito proveitosas para os jovens.

A chegado foi dia 24 de julho, onde foram recepcionados pelas famílias e representantes da AOKB-CCOB;

Recepção no aeroporto pelas famílias e representantes da  AOKB-CCOB

No dia 25, participaram da abertura oficial do 1º Wakamono Uchinanchu Taikai, e participaram das diversas atividades programadas, como esportes, artes e o almoço , na Associação Okinawa Kenjin do Brasil.

No dia 26, conheceram o bairro da Liberdade, onde aprenderam que houve grande imigração de japoneses e por isso virou o bairro oriental de São Paulo. Conheceram o Museu da Imigração, e fizeram compras.

Dia 27 também participaram das atividades do Wakamono Uchinanchu Taikai.

Dia 28, compareceram à Conferência Internacional de Jovens, realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, fazendo parte também da programação do Wakamono Uchinanchu Taikai.

Rumiko Onaka (NGO Center), Jorge Ota, Shimpei Uema (governo), Shogo Oshiro (participante) e Kimei Kakinohana

No dia 29, receberam visita de professores da JICA, participaram do 25º Kyodo Matsuri / Eisá Matsuri, e ao final da noite, partiram da AOKB para a cidade de Fernandópolis.


Dia 30, conheceram a fazenda do Grupo Arakaki, do sr. Kousuke Arakaki e família, a usina de álcool e as lojas do Grupo.






Dia 31, no retorno a São Paulo, ainda acompanharam o projeto da JICA, sobre postos policiais no modelo japonês (KOUBAN), e à tarde visitaram escola nikkey na periferia de São Paulo.

No último dia, dia 1º de agosto, fizeram uma apresentação nas dependências da AOKB, sobre tudo que vivenciaram durante este período. Algumas das meninas choraram de emoção, agradecidas pela receptividade e pelos dias que lhe proporcionaram experiências inesquecíveis.








Cartazes confeccionados pelos jovens 

Na despedida, o professor Tadashi Komesu e Vitor Oshiro, tocaram um animado kachashii para fechar o programa, onde todos dançaram juntos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário